Remessas salvam vidas ou ferramentas de lavagem de dinheiro? Hawala e a zona difusa das criptomoedas

A Alemanha está a reprimir os fundos de (Hawala) hawala, alegando que foram utilizados indevidamente por branqueadores de dinheiro e financiadores terroristas islâmicos. Qual é Hawala? Qual é a diferença em relação à criptomoeda?

Qual é Hawala (Hawala)?

A Hawala é uma rede de transferência de dinheiro distribuída que opera especialmente em áreas onde o sistema bancário está subdesenvolvido ou os fluxos de capital são restritos. Baseia-se principalmente na confiança e nas relações, e as instituições financeiras informais são bem conhecidas em muitos sistemas informais de transferência de valor.

A título de exemplo, um homem que vive em Berlim (A) quer enviar 10 000 euros para o seu pai (B) no Paquistão. Através do boca a boca, encontrou um intermediário numa cidade alemã — como (Hawaladar A), dono de uma loja de telemóveis — e entregou-lhe o dinheiro. O intermediário, o chamado hawarada (Hawaladar), fornecia a senha ao pai no Paquistão e instruía seu homólogo paquistanês (Hawaladar B) a pagar o dinheiro depois que o pai apresentasse a senha.

Este tipo de transferência é barato, rápido e geralmente não envolve muitos problemas. A Câmara de Comércio Hawala cobra taxas iniciais ou ganha dinheiro através de taxas de câmbio. Equilibram as suas contas quando o dinheiro é transferido de volta para a Alemanha, ou através do envio de bens e dinheiro ou através de outras transações. Os clientes não têm acesso à justiça, o que significa que o sistema é em grande parte construído com base na reputação e no medo de retaliação de clientes criminosos.

A Hawala é regulamentada?

Alguns países, como os Emirados Árabes Unidos, o Reino Unido e os Estados Unidos, têm procurado formas de os colocar sob controlo regulamentar, com resultados contraditórios. A Hawala ainda é ilegal na Alemanha, mas até o governo admite às vezes fechar os olhos.

Como a Hawala pode ser usada legalmente para enviar dinheiro ( como trabalhadores migrantes que enviam dinheiro para casa ) também pode ser abusada por organizações criminosas, como lavagem de dinheiro ou transações ilegais.

De acordo com estimativas de 2019 das autoridades alemãs, cerca de US$ 200 bilhões fluem anualmente através do sistema global informal de transferências financeiras, informou a Bloomberg. Em comparação, de acordo com o Banco Mundial, as remessas para países de baixa e média renda foram oficialmente registradas em US$ 548 bilhões naquele ano.

Birgit Rodolphe, funcionária da Autoridade Federal de Supervisão Financeira alemã, disse que a quantidade de transferências Hawala de e para a Alemanha é muito alta!

Nos Estados Unidos, os operadores devem se registrar em um departamento do Departamento do Tesouro para cumprir as regras regulatórias, bem como as leis estaduais. A Alemanha tem milhares de agentes para a Western Union, MoneyGram e outras empresas de pagamento, mas as transferências de dinheiro da Hawala não são permitidas na Alemanha porque seus usuários não podem ser identificados.

Mas o fluxo de refugiados alimentou a demanda por serviços de pagamento informais, já que algumas das famílias vêm de países sob sanções ocidentais. A maioria dos seus países de origem tem dificuldade em aceder ao sistema financeiro oficial, tornando as remessas mais caras ou mesmo inencontradas. Até mesmo o governo alemão diz que permite que os beneficiários da ajuda afegã usem hawala quando é a única maneira de salvar vidas ou implementar programas particularmente importantes.

A Alemanha reprimiu recentemente os criminosos da Hawala

Em um mundo ideal, diz Rodolphe, as agências de ajuda ou as Nações Unidas considerariam como criar seus próprios provedores de pagamento de ajuda. Ela disse que as remessas hawala eram usadas pelos criminosos, que muitas vezes lucravam às custas dos refugiados.

Num exemplo recente, a polícia estatal da Baviera deteve no ano passado vários membros de um gangue que fornecia fundos hawala e ganhava dezenas de milhares de euros contrabandeando sírios para a Alemanha em conexão com dois sequestros.

Em 2021, um tribunal de Düsseldorf condenou cinco homens a até quatro anos e dois meses de prisão. Documentos judiciais mostram que processaram mais de 150 milhões de euros para grandes clientes, bem como refugiados sírios. O mentor da quadrilha é um joalheiro que ganha pelo menos 1,44 milhões de euros em comissão.

A criptomoeda é a versão digital da Hawala

A guerra, o terrorismo e o tráfico de drogas prevalecem e são as razões pelas quais os bancos e as empresas de pagamento se retiraram dessas áreas. Há problemas com a maioria dos pagamentos lá fora.

As criptomoedas, como a Hawala, oferecem métodos alternativos de remessa em muitas regiões com sistemas financeiros fracos ou restritos. Com o desenvolvimento da tecnologia blockchain, criptomoedas como Bitcoin e USDT começaram a desempenhar o papel de versões digitais modernas da "Hawala", especialmente em países que enfrentam inflação, controles de capital ou sanções financeiras. Por exemplo, pessoas em países como Venezuela ou Líbano recebem remessas internacionais de parentes e amigos por meio de criptomoedas, que são convertidas em moedas locais.

Semelhante à Hawala tradicional, as transferências de criptomoedas podem contornar as instituições financeiras tradicionais e são taxas rápidas e baixas através das fronteiras. No entanto, ao contrário da Hawala, o sistema de criptomoedas não requer intermediários e é altamente transparente, e o blockchain pode rastrear o fluxo de fundos, embora a identidade do usuário possa permanecer anônima. Isso também levou os governos a apertar gradualmente a regulamentação das criptomoedas para evitar que elas se tornem uma ferramenta para lavagem de dinheiro. No entanto, tanto a Hawala quanto as criptomoedas refletem a real demanda global e os desafios para ferramentas de remessa descentralizadas.

Este artigo Transferência de dinheiro salva vida ou ferramenta de lavagem de dinheiro? A zona borrada entre Hawala e criptomoedas apareceu primeiro em Chain News ABMedia.

Ver original
O conteúdo serve apenas de referência e não constitui uma solicitação ou oferta. Não é prestado qualquer aconselhamento em matéria de investimento, fiscal ou jurídica. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações sobre os riscos.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate.io
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)